* Este post faz parte do ensaio: A CIDADE DAS MULHERES MORTAS: A VIOLÊNCIA REITERADA CONTRA AS MULHERES NA PRODUÇÃO FÍLMICA E SERIADA. Ele será publicado na obra coletiva 15 anos da Lei Maria da Penha: Avanços e Desafios (Coordenadores: Bruna I. Simioni Silva; Larissa Ribeiro Tomazoni e Paulo Silas Filho).
VAMPS E SUAS NETAS, AS FEMME FATALE
Uma vamp é um estereótipo, um arquétipo - como explicado no artigo - de mulher glamourosa, fascinante, atraente, mas acima de tudo: malévola, desumana, desalmada, maldita e impiedosa. No cinema, elas destroem os pobre homens que caem nas suas teias de mentiras e manipulação (uia!).
Elas foram criadas a partir de estereótipos femininos.
Os estereótipos são representações sociais institucionalizadas, reiteradas e reducionistas. São representações sociais porque pressupõem uma visão compartilhada que um coletivo social possui sobre outro coletivo social. São reiteradas porque são criadas com base na repetição. (...) E são reducionistas porque transformam uma realidade complexa em algo simples (FERRÉS, 1998, p. 135).
Abaixo, postei alguns exemplos.
Theda Bara em The Unchastened Woman, 1925.
Marlene Dietrich, O Diabo é Mulher, 1935
Lana Turner, O Destino Bate a sua Porta, 1946
Sônia Braga, Gabriela, 1975
Rita Hayworth, Gilda 1946
Glenn Close, Atração Fatal, 1987
Sharon Stone, Basic Instinct, 1992
NA MÚSICA
Ronda, Inezita Barroso, de Paulo Vanzolini, 1953
Sugar, Robin Schulz
Ou seja, são representações machistas
O ANTÍDOTO ;)
Madonna
Do you know what it feels like for a girl, in this world :) ;)
"As meninas podem usar jeans e cortar o cabelo, usa camisas e botas. Porque não há problema em ser um garoto. Mas para um garoto parecer uma garota é degradante. Porque você acha que ser uma garota é degradante. Mas secretamente você adoraria saber como é .. Você não? Como é uma garota". A voz de Charlote Gainsbourgh, presente como uma narração no princípio da música, já ilustra que ela é um questionamento sobre o estereótipo, a misoginia que constrange a vida das mulheres. Madonna na música traduz uma geração de mulheres foi incentivada a ser independente, e, no entanto, como estas mesmas mulher inteligentes e talentosas são vistas como uma ameaça pelos homens.
Comentarios