Para complementar o post anterior, uma lista de filmes que traduzem um pouco da (difícil) vivência feminina em meio ao fundamentalismo religioso, a misoginia, ao sexismo, ... ...
Meninas
Evelin tem 13 anos e está grávida de um ex=traficante de 16. Edilene, de 14 anos, espera um filho de Alex, que gosta de empinar pipa e também engravidou Joice, que sonhava entrar para a aeronáutica . Aos 15 anos, Luana acredita que planejou a gravidez. Acompanhe a realidade destas garotas.
Sandra Werneck
Ano: 2006
Miss Falta de Representação
O documentário reúne relatos de mulheres influentes na política, na imprensa, e no entretenimento e dá um panorama sobre a representação feminina na mídia.
Jennifer Siebel Newsom
Ano: 2011
Cinco Graças
Lale e suas quatro irmãs debocharam dos meninos da vila, no vilarejo que vivem, no verão da Turquia. As consequências: presas em casa, não retornam a escola, aprendem as rotinas para os casamentos que passam a ser arranjados por conta da vergonha pela qual fizeram os meninos passarem. As cinco lutam, então, bravamente, na medida do que podem, para não perderem a liberdade de ser.
Deniz Gamze Ergüven.
Ano: 2015
O Dia Em que Me Tornei Mulher
Três gerações de mulheres diante dos conceitos de "pecado". Hava faz nove anos. A partir deste dia não poderá sair de casa, pois está se tornando mulher para os padrões da sociedade em que vive. No segundo conto fílmico, uma menina luta contra a família para participar de uma corrida feminina de bicicleta. Uma senhora cadeirante se aventura em um aeroporto.
Marzieh Makhmalbaf.
Ano: 2000
Um Amor na Trincheira
A relação amorosa entre uma performer trans e um soldado americano. Filme baseado na história real do soldado Barry Winchell e da artista Calpernia Addams.
Frank Pierson
Ano:2003
Flor do deserto
Quando tinha 13 anos, Waris Dirie fugiu da aldeia no interior da Somália para escapar de um casamento arranjado. Já em Londres, trabalha como faxineira. Adulta, vira modelo mas permanece nela uma marca da sua infância: a mutilação genital, ainda legal em muitos países.
Sherry Hormann
Ano:2009
Acusados
Na narrativa, Jodie Foster interpreta Sarah. Ela vai a um bar, bebe, fuma maconha e flerta. Por causa disso, os homens que estão lá se sentem no direito estrupá=la, enquanto os demais frequentadores ficam incentivando a violência.
Jonathan Kaplan
1988
The Hunting Ground
A cultura do estupro nas universidades americanas. A impunidade.
Kirby Dick
Ano: 2015
A Informante
A policial é escalada para uma missão da Organização das Nações Unidas (ONU) na Bósnia. Ao chegar se depara com uma rede de tráfico de mulheres para fins de exploração sexual. A atuação da profissional começa a incomodar poderosos locais, a polícia e a ONU, que acobertam os crimes. Baseado em fatos reais.
Larysa Kondracki
Ano:2010
E Agora, Aonde Vamos?
Isoladas pelo território lotado de minas terrestres, mulheres muçulmanas e cristãs se unem para proteger as famílias da violência, inventando artifícios para que os homens da comunidade não promovam mais mortes. Para isso o grupo quebra paradigmas e quando a situação se torna extrema, as estratégias ganham ares mais radicais.
Nadine Labaki.
Ano: 2011
Garotas
Marieme é filha de imigrantes, tem 16, vive em um condomínio de classe baixa em Paris, cercada pela censura, pelas regras dos garotos, pelo irmão conservador e violento, pela escola que não consegue vencer. Um encontro com um grupo de meninas fortalece a garota, ao mesmo tempo que a obriga a viver sob os códigos da rua, da violência e da amizade.
Céline Sciamma
Ano: 2014
Elegia de Osaka
Uma telefonista resiste ao assédio do dono da companhia em que trabalha na qual trabalha, no entanto, as dívidas da família a levam a "sujeição".
Kenji Mizoguchi
Ano: 1936
Minha Vida Cor de Rosa
Ludovic, 7 anos, escandaliza os pais e vizinhos porque gosta de se vestir como uma menina. A situação pode ser embaraçosa para os pais, mas Ludovic não compreende a brutalidade dos adultos frente a diferença.
Alain Berliner
Ano: 1996
Um Assunto de Mulheres
Marie Latour, uma mulher simples, vive com os dois filhos em um apartamento nas piores condições, na França ocupada, durante a Segunda Guerra Mundial. O ano é 1941, e o marido retorna da batalha tão doente que não consegue ficar em um emprego. Marie, por caminhos tortuosos, descobre que pode ganhar dinheiro fazendo abortos clandestinos para sustentar sua família.
Claude Chabrol
Ano: 1988
O Sonho de Wadjda
A garota Wadjda tem dez anos de idade, e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Um dia, após uma disputa de bicicleta com o amigo da Abdullah, ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Ela vai fazer o possível para conseguir o dinheiro para comprar a bicicleta, em uma sociedade que mulheres podem quase nada.
Haifaa Al-Mansour.
Ano: 2012
Boneca Inflável
Hideo (Itsuji Itao ) é um garçom de meia idade que vive sozinho com uma boneca inflável chamada Nozomi (Bae Doona). Ele se relaciona com ela, como único personagem da vida dele. No entanto, Nozomi um dia ganha consciência e começa a descobrir o mundo.
Hirokazu Koreeda
Ano: 2009
A Fonte das Mulheres
Caminhar grandes distâncias embaixo de sol escaldante, enquanto os maridos ficam em casa bebendo e jogando é uma tarefa ingrata e diária das mulheres desta aldeia. Para mudar a situação, em uma comunidade extremamente machista, elas fazem “greve de sexo”, o que, entre islamistas radicais é uma ação contra o alcorão.
Radu Mihaileanu
Ano: 2011
E Buda Desabou de Vergonha
Baktay tem seis anos e vive com sua família em Bamian, cidade destruída pelos talibãs. Motivada pelos vizinhos, ela tenta estudar na escola para meninas que abre do outro lado do rio. Um dia, ao seguir para a escola, um grupo de garotos, brincando de soldados, resolvem prendê-la como prisioneira de guerra.
Hana Makhmalbaf.
Ano: 2007
Osama
Em pleno regime Talibã no Afeganistão uma menina de dez anos é obrigada a cortar o cabelo e se vestir como menino para ajudar a família, composta apenas de mulheres. A farsa é descoberta ne ela vai arcar com todas as consequências em um regime fundamentalista.
Siddiq Barmak
Ano: 2003
Terra Fria
Depois de um casamento fracassado, Josey retorna a cidade natal. Mãe solteira de dois filhos, é contratada pela mina de ferro, que sustenta a cidade. A que não esperava era sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho. Como ao reclamar do tratamento recebido é ignorada, ela decide levar à justiça o caso.
Nikki Caro
Ano: 2005
Tomboy
Laurie, tem de 10 anos e quando se muda para o novo condomínio, ainda na férias de verão francesas, se autoproclama Mikael.
Céline Sciamma
Ano: 2011
O aborto dos outros
O documentário faz um painel sobre a prática no Brasil, a partir de depoimentos de meninas, mulheres e especialistas. O filme problematiza e descriminaliza a questão.
Carla Gallo
Ano: 2008